domingo, 9 de janeiro de 2011

Altruísmo.

Significado:


s.m. Amor desinteressado ao próximo; abnegação; filantropia. (O contr. de egoísmo.)


Pensamento que serviu de base para o tema da redação da FUVEST deste ano (2011) o qual achei muito interessante: "O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo?"
Muitas vezes simplesmente não nos damos conta do que acontece ao nosso redor, mas isto é um fato: Por quanto tempo porfiarão as boas ações altruístas? Será que elas são compatíveis com o modo de vida que a nossa sociedade vêm trilhando?
A opção pela vida em sociedade vêm dos primórdios da humanidade, onde viver em um ambiente bem estruturado oferecia maior conforto e possibilidade de sobrevivência, porém depois de anos a fio é cada vez mais evidente que estamos trilhando o caminho oposto ao feito pelos nossos antepassados.
É cada vez mais comum a individualização do ser humano, buscando o próprio conforto e o que é bom para si.
Mas e quanto aos outros? E quanto as outras milhões, bilhões de pessoas que vivem nesta sociedade mas que não são acolhidos por ela.
Qual foi a última atitude altruísta que praticou? Por favor, diga-me que ela existe. O costume de "praticar o bem, sem olhar a quem" vêm se extinguindo, mas a chama ainda deve queimar em nossos corações, para que não deixemos o mundo perder a beleza do amor ao próximo.
Devemos parar de pensar do modo para o qual fomos programados " eu posso, eu tenho, eu quero, eu consigo, mas e eu..." para pensar do modo correto, do modo que escolhemos pensar quando decidimos viver em sociedade. Do modo como o pacto social que fizemos ao aqui estarmos determina que pensemos, devemos abrir mão de nós mesmos pelo bem coletivo, devemos ser cada vez mais NÓS.
Espero que temas como esse passem a ser cada vez mais abordados pelas instituições, para que assim não nos esqueçamos quais ações realmente importam.

7 comentários:

  1. Tema da redação da fuvest... também fez?

    ResponderExcluir
  2. Teka, quanto tempo (:
    Não, não fiz, um conhecido meu fez e o vi comentar, achei o tema de uma abordagem muito boa, e resolvi comentar. haha.

    ResponderExcluir
  3. Um tema polêmico e, portanto, cada um possui uma opinião sobre ele.
    Na verdade, acredito que pregar "praticar o bem sem olhar a quem" é fácil. Difícil é fazer. Ou alguém aqui gosta de fazer sua boa ação do dia e paga impostos, com o maior prazer, para manter os presidiários naquela vidinha bem boa? "Pratique o bem, sem olhar a quem"... Vamos lá pessoal!!!

    Sei não até onde o altruísmo é justo.
    Boa reflexão sua, mas eu tenho uma opinião muito "forte" sobre o assunto... hahahaha

    ResponderExcluir
  4. Pra complementar o meu comentário, deixo uma frase de ânimo para os altruístas de plantão e para os não altruístas também: Amanhã é segunda-feira... Trabalhem duro, pois milhões de pessoas que vivem do Fome-Zero e do Bolsa-Família, sem trabalhar, dependem de vocês!!

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo e respeito sua opinião Ca (:
    Apesar de dela discordar, acho que o mundo seria mais justo se ambos nos ajudássemos.
    Digamos que há uma parte socialista em mim.
    Obrigada pelos comentários. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. O pior é que até na generosidade há egoísmo né? Esse negócio de ajudar, no fundo, apenas para se sentir bem consigo mesmo, pensando mais no que fez ao invés do que transformou.

    ResponderExcluir
  7. Talvez seja assim, pode ser ingenuidade da minha parte, mas ainda acredito na veracidade dos atos que nos entristeçam realmente, mas que façam bem a um número maior de pessoas.

    ResponderExcluir